Mais de 170.000 pessoas tiveram que sair de suas casas após grande inundação ter atingido o Japão mais fortemente na cidade de Koshigaya. A Base Nuclear de Fukushima está com sua Segurança em Risco.
Centenas e Milhares de pessoas tem sido obrigadas a se retirarem de casa em vários lugares do Japão. Helicópteros das Forças Armadas estão auxiliando na evacuação. Várias pessoas estão sendo resgatadas em telhados e sacadas de casas e apartamentos.
Chuvas fortes chegaram ao país nos últimos dois dias e o rio Kinugawa acabou transbordando causando ondas como as de um Tsunami na cidade de Joso, situado à cerca de 50 quilômetros ao Noroeste de Tóquio. Os serviços de Trem-Bala foram suspensos temporariamente.
A Base Nuclear de Fukushima, fechado desde o desastre de 2011, está com sua segurança ameaçada, uma vez que as bombas de drenagem tem contaminado estações de tratamento de água locais, disse o porta-voz da Tokyo Electric Power (TEPCO).
Imagens de TV mostraram pessoas na cidade de Joso, que fica às margens do rio Kinugawa ao norte de Tóquio, acenando desesperadamente com toalhas, à espera de ajuda nos andares superiores de suas casas em meio às inundações pesadas.
Parte das hospedagens na cidade de Nikko, as quais contém santuários e templos budistas que estão listados como Patrimônio Mundial pela UNESCO, entraram em colapso, disse a agência de notícias Kyodo. Não houve relatos de feridos até o momento.
Mais de 800 mil pessoas em todo leste do Japão foram aconselhadas evacuarem de suas residências após autoridades locais emitiram avisos, mas antes do amanhecer, a fúria das chuvas fez com que este número subisse para 5 milhões de pessoas, informou a Reuters.